Avaliação Psicológica Pré-operatória

Ainda hoje, muitos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica e metabólica se perguntam sobre a necessidade da avaliação psicológica pré-operatória. Isso acontece, entre outras razões, porque é muito difundida a ideia de que quem procura um psicólogo está passando por algum sofrimento grande.

Vamos esclarecer: a avaliação psicológica pré-operatória consiste em um processo psicodiagnóstico que visa assegurar que o paciente, naquele momento, encontra-se em bom estado de saúde mental, favorecendo sua participação ativa no período pós-operatório e que seja capaz de seguir as orientações da sua equipe.

Nesse momento, também é feito um preparo psicoeducativo, cujo objetivo é que o paciente obtenha o máximo de conhecimento a respeito das orientações que deverão ser seguidas após a cirurgia e otimizar os resultados por toda a vida.

O acompanhamento psicológico bariátrico consiste em encontros mensais para tratar de assuntos relativos à evolução do paciente, solucionar possíveis dúvidas e rever as orientações para as próximas etapas bariátricas.

Todas essas formas de tratamento psicológico são válidas e importantes para que o paciente evolua da melhor forma. Sabemos que os pacientes que obtiveram informações detalhadas e corretas durante o preparo para a cirurgia evoluem melhor no pós-operatório imediato porque estão mais preparados para passar pelas etapas da restrição alimentar.

Andrea Levy é colunista do Portal Saúde Metabólica. Professora do curso Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Instituto Psicologia no Cotidiano, de Sorocaba (SP), membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso) e também da Comissão de Especialidades Associadas (Coesas), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Fonte: Site Saúde Metabólica